[et_pb_section fb_built=”1″ admin_label=”section” _builder_version=”4.18.0″ custom_padding=”0px||||false|false” global_colors_info=”{}”][et_pb_row admin_label=”row” _builder_version=”4.16″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.16″ custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_text admin_label=”Text” _builder_version=”4.18.0″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” custom_margin=”||0px||false|false” global_colors_info=”{}”]
Formação credenciada
pela Associação Brasileira
de Psicomotricidade
1. Apresentação
O Curso de Formação em Clínica Psicomotora da ATOS se propõe a capacitar, atualizar e investir na forma como profissionais das áreas da Educação e da Saúde atuam e se preocupam consigo mesmos e com o Outro nas relações diárias.
Com a ATOS, abro um novo espaço, para a continuidade das minhas contribuições como Psicomotricista, implementando nova possibilidade de Formação Pessoal em Psicomotriciadade Clínica, com paradigmas mais unicistas, base do processo clínico em Psicomotricidade, ampliando oportunidades aos profissionais do Rio de Janeiro e outros estados nacionais, pautados no tripé:
- Formação Pessoal em Psicomotriciadade;
- Aperfeiçoamento Teórico-acadêmico; e
- Capacitação Ética-profissional.
[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.18.0″ _module_preset=”default” custom_margin=”||0px||false|false” global_colors_info=”{}”]
2. Formador: Ricardo ClS. Alves
- Psicomotricista Titular da Associação Brasileira de Psicomotricidade (ABP), Sócio nº 303 RJ;
- Formação em Clínica Psicomotora com Esteban Levin;
- Aperfeiçoamento em Terapia Psicomotora (Centro de Estudos Regina Morizot);
- Mestre em Educação (Universidad de La Habana – Cuba);
- Pós-graduado em Psicopedagogia (Universaidad de La Habana – Cuba);
- Pró-graduado em Educação pelo Movimento (UCB-RJ);
- Ex- Sócio Fundador da Curumim Psicomotricidade de 2017 a 2022;
- Autor dos livros: O Corpo do Professor (2013) e O olhar psicomotor na Educação (2019) pela Editora CRV,Curitiba, PR.
[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.18.0″ _module_preset=”default” custom_margin=”||0px||false|false” global_colors_info=”{}”]
3. Coordenação: Bruna Alves Rangel
- Idealizadora do Espaço Ponte;
- Estudiosa do legado de Donald W. Winnicott desde 2015;
- Pedagoga e educadora há 13 anos formada pela UNIRIO;
- Psicomotricista Educacional (Curumim Psicomotricidade), Clínica (Psicomotricidade Heurística);
- Sócia titular da ABP;
- Psicanalista Winnicottiana;
- Psicopedagoga e Arteterapeuta formada pela UCAM;
- Supervisora em Psicopedagogia e Psicomotricidade;
- Professora convidada em Pós-graduação;
- Apaixonada por literatura infantil e artes plásticas;
- Incansável observadora do desenvolvimento humano e do brincar enquanto potência.
[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.18.0″ _module_preset=”default” custom_margin=”||0px||false|false” global_colors_info=”{}”]
4. Equipe de Apoio: Monica Araujo de Pontes
- Idealizadora da Motrix Educação;
- Pedagoga formada pelo Instituto Isabel;
- Psicomotricista Educacional (Curumim Psicomotricidade), Clínica (Psicomotricidade Heurística);
- Sócia Titular da ABP;
- Especialista em Psicomotricidade formada pela UCAM;
- Especialista em Neuropsicopedagogia formada pela UCAM;
- Especializada no atendimento a pessoas com autismo pela Terapia ABA e Terapias Responsiva/Naturalistas;
- Organizadora do Projeto Acolhimento Materno.
[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”Text” _builder_version=”4.18.0″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” global_colors_info=”{}”]
. Objetivo Geral
Capacitar, atualizar e investir com bases na Psicomotricidade, em profissionais de diversas áreas que atuem junto ao ser humano, em seu desenvolvimento e estruturação psicomotora, em qualquer idade, gênero, condições e demandas que venham a ser necessárias aos mesmos, proporcionando sua organização e equilíbrio na tríade Eu, Outro e Objeto, assim como a alegria de viver, a consciência individual e social, sua organização pessoal e visão do pertencimento ao universo como seu habitat em constante mutação.
6. Aportes Teórico-Práticos da AP
Teremos como principal aporte teórico um autor que tem se debruçado na Psicomotricidade para intervir no ser humano de forma holística onde seus pressupostos construíram ao longo desse tempo de existência da área, uma práxis psicomotora para além do pensamento filosófico da maioria das áreas existentes.
Levin (1995) nos diz que quando o inconsciente é incluído no campo psicomotor, o conceito de globalidade/totalidade fica ultrapassado, pois isso implica o desconhecimento de si mesmo. O desejo implica uma busca do que falta e que faltará como causa do seu desejo. “Com a Psicomotricidade podemos realizar uma leitura simbólica do dizer corporal de um sujeito”.
A base psicanalítica estará presente sempre que nos apoiarmos em Esteban Levin, cuja essência, consiste em investir num sujeito em movimento. Assim, Levin (p.29, 2007) afirma que a passagem da terapia à clínica psicomotora implica ocupar-se do sujeito e não mais da pessoa; ocupar-se da transferência e não mais da empatia; ocupar-se da vertente simbólica e não da expressiva (…) a clínica psicomotora é aquela na qual o eixo é a transferência e, nela, o corpo real, imaginário e simbólico é dado a ver ao olhar do Psicomotricista.
Também Spinoza estará alicerçando os pilares de nossa Formação Pessoal, quando diz que o humano é um ser do desejo e isso o move para a autoconservação e a auto-expressão. Ele afirma que quanto mais estou em meu desejo, mais potente estarei. Com o conceito de “Conatus”, que é a expressão de um corpo e de uma mente conectados, que se expressam ao mesmo tempo como atributos diferentes.
Não poderíamos deixar de fora as concepções teóricas de Vygotsky, cuja relação com o Outro é capital na obra do autor, postulando que todo processo psicológico aparece duas vezes: primeiro em uma relação interpessoal, com domínio compartilhado da realização do processo, depois como domínio intrapessoal. Segundo Vygotsky, o homem transforma a realidade com a utilização de uma ferramenta e com isso vai se construindo. O próprio instrumento que é usado nessa transformação altera o objeto e também a si mesmo. O ser humano nasce social e aos poucos, em contato com o outro, vai se individualizando.
Outros autores também farão parte das referências bibliográficas do nosso curso, como por exemplo, Beatriz Saboya, Wallon, Soubiran, Daniel Calmels, Le Breton, André Lapierré, Bernard Aucouturier, Juan de Ajuriaguerra, Jean Bergès, entre outros.
7. Metodologia a ser aplicada
O Curso de Formação em Clínica Psicomotora da ATOS se fundamenta em três pilares metodológicos: 1º. Formação Pessoal em Psicomotriciadade; 2º. Aperfeiçoamento Teórico-acadêmico; e 3º. Capacitação Ética-profissional.
No primeiro pilar, de importância fundamental para a formação pessoal do profissional, objetiva estimular o formando a vivenciar os 3 registros (se constituir neles), o Real, o Imaginário e o Simbólico, em sua prática da formação pessoal, por meio de várias Práticas Psicomotoras como: Dinâmicas, Sensibilização, Dramatizações, Relaxação e Vivências Corporais. As principais estratégias dessas práticas psicomotoras são a utilização do corpo como meio da percepção e do agir nas relações consigo mesmo, com objetos e com o outro. O aprimoramento do Olhar Psicomotor que será a forma como o Psicomotricista enxergará a cena psicomotora com seus personagens e suas histórias, com suas nuanças e peculiaridades que o paciente se deixa ver e apresenta em seus registros no real, simbólico ou imaginário. Este olhar não vê apenas, ele inscreve, marca no paciente um continente de possibilidades, de espontaneidade e criatividade nos movimentos desse sujeito. Ele possibilita com este olhar uma identificação do sujeito em cena.
No segundo pilar, temos como objetivo principal, Capacitar o profissional nas bases teóricas psicomotoras numa discussão e reflexão sobre os principais autores, que fundamentarão os conhecimentos sobre nossa área e os pressupostos teóricos atuais, cujos objetivos consistem em experimentar e dominar conhecimentos do fenômeno psicomotor. Este segundo pilar terá como alicerce os seguintes autores: Beatriz Saboya, Wallon, Soubiran, Daniel Calmels, Le Breton, André Lapierré, Bernard Aucouturier, Juan de Ajuriaguerra, Jean Bergès, Esteban Levin, Mikhail Bakhtin, Baruch Espinosa e Lev Vygotsky.
O terceiro pilar, terá a missão de fundamentar a sustentação Ética-profissional do(a) Formando(a) em Psicomotricidade, no conhecimento de métodos e estratégias possíveis na prática psicomotora, assim como do Código de Ética da profissão, com autores como: ABP, Yves de La Taille, Fernando Savater e Jonas Rodrigo Gonçalves. Este também terá as mesmas estratégias do 2º pilar.
As aulas acontecerão de março a dezembro do corrente ano. Elas terão uma carga de aulas práticas de 80 horas e acontecerão aos sábados, uma vez por mês, das 9h às 17h, que somadas à carga horária da MARATONA PSICOMOTORA, totalizam 120h de Prática Psicomotora.
Ainda, como parte da formação, os formandos deverão realizar uma Prática Supervisionada em Psicomotricidade compondo 100h (Residência Clínica nas instituições parceiras da ATOS), ou em alguma instituição de sua escolha, por meio de visitas orientadas, relatórios, vídeos das sessões, e ainda a supervisão.
Os Formandos também deverão apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), escolhendo as seguintes modalidades: Artigo, Texto Acadêmico, ou Projeto. Esta atividade será composta de: Orientações ao TCC, Confecção do TCC e Apresentação do TCC e comporá 120h de carga na Formação.
Cada Formando deverá apresentar também, como carga horária extra de atividades (externa ao Curso) 20h de Supervisão (pagas por fora da mensalidade), 20h de atividades teóricas e 20h de práticas psicomotoras também extras, em eventos, congressos, práticas psicomotoras diversas.
8. Carga horária do Curso de Formação Clínica em Psicomotriciadade
- 120 horas de atividades de Práticas Psicomotoras (Vivências Corporais) + Maratona Psicomotora;
- 100 horas de Prática Supervisionada em Psicomotricidade;
- 120 horas Confecção, Orientação e Apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC);
- 20 horas de Supervisão;
- 20 horas de atividades extras teórico-científicas (cursos livres, congressos, etc.);
- 20 horas de atividades extras de Práticas Psicomotoras (vivências corporais).
Totalizando uma carga horária do Curso com 400 horas.
9. Inscrições para o Curso de Formação Clínica em Psicomotriciadade
Os interessados deverão fazer a inscrição pelo site: www.atospsicomotricidade.com.br, solicitando a inscrição pelo contato do site.
Após a solicitação de inscrição, será agendada uma entrevista e logo após, será encaminhado ao entrevistado(a) uma ficha de matrícula e uma relação de documentos necessários para a matrícula.
10. Certificação dos Participantes
Os participantes com frequência mínima de 90% nas atividades práticas e a apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso da Formação Pessoal, assim como a participação obrigatória na Maratona Psicomotora, receberão a certificação ao final do curso.
Nosso Curso de Formação Clínica em Psicomotricidade é credenciado pela Associação Brasileira de Psicomotricidade.
11. Temas e Pressupostos Teóricos a serem trabalhados
-
- Apresentação do Curso de Formação Clínica em Psicomotriciadade da AP;
- Aspectos da Formação Pessoal;
- Bases Neuroanátomofisiológicas do ser humano;
- Bases Psicopatológicas;
- Contribuições da Psicanálise à Psicomotricidade;
- Supervisão em Psicomotricidade;
- Bases Teóricas de Spinoza;
- Observação e Avaliação Psicomotora;
- A Clínica Psicomotora;
- Métodos e Técnicas na Terapia Psicomotora
- Gerontopsicomotricidade;
- Ergopsicomotricidade;
- Psicomotricidade Neonatal;
- Orientação do TCC
- Certificação do Curso de Formação.
12. Proposta de Calendário das Aulas Iniciando em 2023
MÊS | AULAS AOS SÁBADOS Das 9h às 17h – Presencial |
Março | Dia 25/03 |
Abril | Dia 29/04 |
Maio | Dia 20/05 |
Junho | Dia 17/06 |
Julho | Dia 08/07 |
Agosto | Dia 12/08 |
Setembro | Dia 30/09 |
Outubro | Dia 21/10 |
Novembro | Dia 11 e 12/11 – Maratona Psicomotora |
Dezembro | Dia 09/12 – Encerramento do Curso |
13. Local do Curso
Espaço Transdiciplinar INTEGRAR
Rua Adolfo Bergamini 313, Engenho de Dentro,
Rio de Janeiro.
14. Investimento
10 Parcelas de R$ 350,00 (mensais).
O interessado deverá pagar o valor de R$ 250,00 referente a entrevista e a matrícula. Caso a pessoa desista de fazer a Formação, este valor não será devolvido.
Obs: Haverá descontos de 10% para Sócios da ABP, Ex-alunos da Pós-graduação em Educação Psicomotora do Colégio Pedro II, trazer 3 alunos para o curso, e Ex-alunos de Educação Psicomotora da Curumim.
Podemos estudar descontos especiais para escolas e empresas.
[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”Text” _builder_version=”4.18.0″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” global_colors_info=”{}”]
15. Instituições parceiras da ATOS Psicomotricidade
Rua Adolfo Bergamini 313
Engenho de Dentro
Rio de Janeiro – RJ, 20730-000
[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”Text” _builder_version=”4.18.0″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” global_colors_info=”{}”]
Rua Coronel Tedim, 336 – Pechincha
Rio de Janeiro – RJ, 22740-240
[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”Text” _builder_version=”4.18.0″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” global_colors_info=”{}”]
Rua Gago Coutinho, 66 loja F –
Laranjeiras. Rio de Janeiro[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row _builder_version=”4.18.0″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.18.0″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_button button_url=”https://atospsicomotricidade.com.br/inscricoes/” button_text=”Inscreva-se” button_alignment=”center” _builder_version=”4.18.0″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][/et_pb_button][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]