[et_pb_section fb_built=”1″ admin_label=”section” _builder_version=”4.18.0″ custom_padding=”0px||||false|false” global_colors_info=”{}” theme_builder_area=”post_content”][et_pb_row admin_label=”row” _builder_version=”4.16″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” global_colors_info=”{}” theme_builder_area=”post_content”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.16″ custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||” theme_builder_area=”post_content”][et_pb_text admin_label=”Text” _builder_version=”4.18.0″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” custom_margin=”||0px||false|false” custom_padding=”||0px||false|false” global_colors_info=”{}” theme_builder_area=”post_content”]
Formação credenciada
pela Associação Brasileira
de Psicomotricidade
1. Apresentação
O Curso de Formação Pessoal em Psicomotriciadade da ATOS se propõe a capacitar, atualizar e investir na forma como profissionais das áreas da Educação e da Saúde atuam e se preocupam consigo mesmos e com o Outro nas relações diárias.
A “ATOS PSICOMOTRICIDADE” (AP) nos remete ao ATO, cuja responsabilidade vai além da ação. Segundo Bakhtin (2020), o ato diz respeito à ação ética e estética do ser humano no mundo; sendo todo ato igualmente responsável e responsivo.
O ser humano do ato é singular e plural ao mesmo tempo, porque é um ser que existe a partir da existência do Outro e que está em diálogo com o Outro o tempo inteiro. Na definição de ato responsável e responsivo encontram-se muitos conceitos importantes à Psicomotriciadade, como por exemplo, a intercorporeidade.
Esse “ATOS” é maior, pois significa pensar para além do ser humano singular e sim numa perspectiva de alteridade na relação EU-OUTRO, num compromisso consigo mesmo e com o Outro, compromisso este com a vida, com a natureza.
Bakhtin nos diz que não existe álibi e que nós respondemos com nossa própria vida, e este é o ato responsável e responsivo, porque é sempre em resposta, considerando as diferenças, e a relação é sempre o centro, o centro de valor em pensar-agir no mundo.
Também nos voltamos para a biofilia, ao amor à vida, à existência, à unidade do ser, com o objetivo de fazer com que o Formando adquira o conhecimento sobre a unicidade singular e a pluralidade do sujeito e a imprima em si e em seu paciente ou educando.
Todas essas providências num dialogismo, como arte do dialogar dos corpos em relação. Consideramos ser uma ligação do homem com seus atos no mundo, uma ampliação da comunicação com o corpo, em sua condição e presença no universo, com ludicidade e expressão corpórea.
Com a ATOS, abro um novo espaço, para a continuidade das minhas contribuições como Psicomotricista, implementando nova possibilidade de Formação Pessoal em Psicomotriciadade, com paradigmas mais unicistas, não especificando áreas como Educação e Clinica Psicomotora como centro, base do processo, mas focando o registro nominativo profissional, facilitando inclusive a certificação do profissional que não é especificamente, ampliando oportunidades aos profissionais do Rio de Janeiro e outros estados nacionais, pautados no tripé:
- Formação Pessoal em Psicomotriciadade;
- Aperfeiçoamento Teórico-acadêmico; e
- Capacitação Ética-profissional.
[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.18.0″ _module_preset=”default” custom_margin=”||0px||false|false” global_colors_info=”{}” theme_builder_area=”post_content”]
2 . Currículo do Formador – Ricardo Carlos Santos Alves
- Psicomotricista Titular da Associação Brasileira de Psicomotricidade (ABP), Sócio nº 303 RJ;
- 1º Secretário do Capítulo Carioca de Psicomotriciadade na gestão 1988 a 2000;
- 1º Secretário da ABP na gestão 2015, 2016 e 2017;
- Participação na Comissão Cientifica do XII Congresso Brasileiro de Psicomotriciadade em 2013, na UERJ, Campus Maracanã, RJ;
- Formação em Clínica Psicomotora com Esteban Levin;
- Aperfeiçoamento em Terapia Psicomotora (Centro de Estudos Regina Morizot);
- Mestre em Educação (Universidad de La Habana – Cuba);
- Pós-graduado em Psicopedagogia (Universaidad de La Habana – Cuba);
- Pró-graduado em Educação pelo Movimento (UCB-RJ);
- Professor convidado do Curso de Pós-graduação em Educação Psicomotora e Docente Aposentado do Colégio Pedro II – RJ;
- Professor do Curso de Pós-graduação em Psicomotricidade da UNISAÚDE;
- Professor convidado do Curso de Especialização em Psicomotricidade Institucional e Clínica da Faculdade Três Marias – João Pessoa, PB;
- Professor convidado no Curso de Especialização em Psicomotricidade na Universidade de Fortaleza, CE;
- Vice-Líder do Grupo de Estudo e Pesquisas em Psicomotricidade (GEPEP) do Colégio Pedro II;
- Ex- Sócio Fundador da Curumim Psicomotricidade de 2017 a 2022;
- Autor dos livros: O Corpo do Professor (2013) e O olhar psicomotor na Educação (2019) pela Editora CRV, Curitiba, PR.
[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.18.0″ _module_preset=”default” custom_margin=”||0px||false|false” global_colors_info=”{}” theme_builder_area=”post_content”]
3. Equipe de Apoio
Bruna Alves Rangel
- Idealizadora do Espaço Ponte;
- Estudiosa do legado de Donald W. Winnicott desde 2015;
- Pedagoga e educadora há 13 anos formada pela UNIRIO;
- Psicomotricista Educacional (Curumim Psicomotricidade), Clínica (Psicomotricidade Heurística);
- Sócia titular da ABP;
- Psicanalista Winnicottiana;
- Psicopedagoga e Arteterapeuta formada pela UCAM;
- Supervisora em Psicopedagogia e Psicomotricidade;
- Professora convidada em Pós-graduação;
- Apaixonada por literatura infantil e artes plásticas;
- Incansável observadora do desenvolvimento humano e do brincar enquanto potência.
[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.18.0″ _module_preset=”default” custom_margin=”||0px||false|false” global_colors_info=”{}” theme_builder_area=”post_content”]
Thiago Fortuna Simão
- Psicomotricista Efetivo da Associação Brasileira de Psicomotricidade (ABP);
- Formação em Educação Psicomotora (Curumim);
- Pós-graduado em Psicomotricidade (Faculdade Intervale);
- Pós-graduando em Educação inclusiva e Especial;
- Ex-Professor Assistente da Curumim Psicomotricidade de 2018 a 2022;
- Docente de Pós-Graduação (CBI of Miami) ou convidado (Castelo Branco, etc);
- Terapeuta em Judô e Psicomotricidade;
- Licenciado e Bacharel em Educação Física (Unipli);
[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.18.0″ _module_preset=”default” custom_margin=”||0px||false|false” global_colors_info=”{}” theme_builder_area=”post_content”]
Deborah Caldeira
- Graduada em Licenciatura em Educação Física pela UFRJ;
- Especialista em Educação Psicomotora pelo Colégio Pedro II;
- Especialista em Educação Especial: Desafios e Ações Pedagógicas pela Faculdade São Judas Tadeu;
- Formação em Educação Psicomotora pela Curumim Psicomotricidade;
- Professora em Educação Psicomotora no município de Mangaratiba;
- Professora em Sala de Recursos no município do Rio de Janeiro;
- Atriz.
[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”Text” _builder_version=”4.18.0″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” hover_enabled=”0″ global_colors_info=”{}” theme_builder_area=”post_content” sticky_enabled=”0″]4. Objetivo Geral
Capacitar, atualizar e investir com bases na Psicomotriciadade, em profissionais de diversas áreas que atuem junto ao ser humano, em seu desenvolvimento e estruturação psicomotora, em qualquer idade, gênero, condições e demandas que venham a ser necessárias aos mesmos, proporcionando sua organização e equilíbrio na tríade Eu, Outro e Objeto, assim como a alegria de viver, a consciência individual e social, sua organização pessoal e visão do pertencimento ao universo como seu habitat em constante mutação.
5. Aportes Teórico-Práticos da AP
Teremos como principal aporte teórico um autor que tem se debruçado na Psicomotricidade para intervir no ser humano de forma holística onde seus pressupostos construíram ao longo desse tempo de existência da área, uma práxis psicomotora para além do pensamento filosófico da maioria das áreas existentes.
Levin (1995) nos diz que quando o inconsciente é incluído no campo psicomotor, o conceito de globalidade/totalidade fica ultrapassado, pois isso implica o desconhecimento de si mesmo. O desejo implica uma busca do que falta e que faltará como causa do seu desejo. “Com a Psicomotricidade podemos realizar uma leitura simbólica do dizer corporal de um sujeito”.
A base psicanalítica estará presente sempre que nos apoiarmos em Esteban Levin, cuja essência, consiste em investir num sujeito em movimento. Assim, Levin (p.29, 2007) afirma que a passagem da terapia à clínica psicomotora implica ocupar-se do sujeito e não mais da pessoa; ocupar-se da transferência e não mais da empatia; ocupar-se da vertente simbólica e não da expressiva (…) a clínica psicomotora é aquela na qual o eixo é a transferência e, nela, o corpo real, imaginário e simbólico é dado a ver ao olhar do Psicomotricista.
Também Spinoza estará alicerçando os pilares de nossa Formação Pessoal, quando diz que o humano é um ser do desejo e isso o move para a autoconservação e a auto-expressão. Ele afirma que quanto mais estou em meu desejo, mais potente estarei. Com o conceito de “Conatus”, que é a expressão de um corpo e de uma mente conectados, que se expressam ao mesmo tempo como atributos diferentes.
Não poderíamos deixar de fora as concepções teóricas de Vygotsky, cuja relação com o Outro é capital na obra do autor, postulando que todo processo psicológico aparece duas vezes: primeiro em uma relação interpessoal, com domínio compartilhado da realização do processo, depois como domínio intrapessoal. Segundo Vygotsky, O homem transforma a realidade com a utilização de uma ferramenta e com isso vai se construindo. O próprio instrumento que é usado nessa transformação altera o objeto e também a si mesmo. O ser humano nasce social e aos poucos, em contato com o outro, vai se individualizando.
Outros autores também farão parte das referências bibliográficas do nosso curso, como por exemplo, Beatriz Saboya, Wallon, Soubiran, Daniel Calmels, Le Breton, André Lapierré, Bernard Aucouturier, Juan de Ajuriaguerra, Jean Bergès, entre outros.
6. Metodologia a ser aplicada
O Curso de Formação Pessoal em Psicomotriciadade da ATOS se fundamenta em três pilares metodológicos: 1º. Formação Pessoal em Psicomotriciadade; 2º. Aperfeiçoamento Teórico-acadêmico; e 3º. Capacitação Ética-profissional.
No primeiro pilar, de importância fundamental para a formação pessoal do profissional, objetiva estimular o formando a vivenciar os 3 registros (se constituir neles), o Real, o Imaginário e o Simbólico, em sua prática da formação pessoal, por meio de várias Práticas Psicomotoras como: Dinâmicas, Sensibilização, Dramatizações, Relaxação e Vivências Corporais. As principais estratégias dessas práticas psicomotoras são a utilização do corpo como meio da percepção e do agir nas relações consigo mesmo, com objetos e com o outro. O aprimoramento do Olhar Psicomotor que será a forma como o Psicomotricista enxergará a cena psicomotora com seus personagens e suas histórias, com suas nuanças e peculiaridades que o próprio aluno, ou paciente se deixa ver e apresenta em seus registros no real, simbólico ou imaginário. Este olhar não vê apenas, ele inscreve, marca no aluno ou no paciente um continente de possibilidades, de espontaneidade e criatividade nos movimentos desse sujeito. Ele possibilita com este olhar uma identificação do sujeito em cena.
No segundo pilar, temos como objetivo principal, Capacitar o profissional nas bases teóricas psicomotoras numa discussão e reflexão sobre os principais autores, por meio de aulas on-line utilizando o PowerPoint, vídeos e imagens, pesquisas tutoriais e seminários, que fundamentarão os conhecimentos sobre nossa área e os pressupostos teóricos atuais, cujos objetivos consistem em experimentar e dominar conhecimentos do fenômeno psicomotor. Este segundo pilar terá como alicerce os seguintes autores: Beatriz Saboya, Wallon, Soubiran, Daniel Calmels, Le Breton, André Lapierré, Bernard Aucouturier, Juan de Ajuriaguerra, Jean Bergès, Esteban Levin, Mikhail Bakhtin, Baruch Espinosa e Lev Vygotsky.
O terceiro pilar, terá a missão de fundamentar a sustentação Ética-profissional do(a) Formando(a) em Psicomotricidade, no conhecimento de métodos e estratégias possíveis na prática psicomotora, assim como do Código de Ética da profissão, com autores como: ABP, Yves de La Taille, Fernando Savater e Jonas Rodrigo Gonçalves. Este também terá as mesmas estratégias do 2º pilar.
As aulas acontecerão de março a fevereiro de cada ano. Elas terão uma carga teórica de 110h. (compondo a carga dos pilares 2º e 3º da proposta do curso) e acontecerão em um sábado por mês das 9h às 17h, de forma on-line pela plataforma Zoom. As aulas práticas (compondo a carga para a formação pessoal referente ao 1º pilar) acontecerão em um sábado por mês, das 9h às 17h, que somadas a carga horária da MARATONA PSICOMOTORA, totalizam 120h de Prática Psicomotora.
Ainda, como parte da formação, os formandos deverão realizar uma Prática Supervisionada em Psicomotricidade compondo 100h (Residência Educacional e Clínica nas instituições parceiras da ATOS), ou em alguma instituição de sua escolha, por meio de visitas orientadas, relatórios, vídeos das sessões, e ainda uma supervisão.
Os Formandos também deverão apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), escolhendo as seguintes modalidades: Artigo, Texto Acadêmico, ou Projeto. Esta atividade será composta de: Orientações ao TCC, Confecção do TCC e Apresentação do TCC e comporá 110h de carga na Formação.
Cada Formando deverá apresentar também, como carga horária extra de atividades (externa ao Curso) 20h de Supervisão (pagas por fora da mensalidade), 20h de atividades teóricas e 20h de práticas psicomotoras também extras, em eventos, congressos e práticas psicomotoras diversas.
7. Carga horária do Curso de Formação Pessoal em Psicomotriciadade
- 110 horas de atividades de fundamentação teórica;
- 120 horas de atividades de Práticas Psicomotoras (Vivências Corporais) + Imersão Psicomotora;
- 100 horas de Prática Supervisionada em Psicomotricidade.
- 110 horas Confecção, Orientação e Apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC);
- 20 horas de Supervisão;
- 20 horas de atividades extras teóricas;
- 20 horas de atividades extras de Práticas Psicomotoras (vivências corporais).
Totalizando uma carga horária do Curso com 500 horas.
8. Inscrições para o Curso de Formação Pessoal em Psicomotriciadade
Os interessados deverão fazer a inscrição pelo site: www.atospsicomotricidade.com.br.
Após a solicitação de inscrição, será agendada uma entrevista e logo após, será encaminhado ao entrevistado(a) uma ficha de inscrição e uma relação de documentos necessários para a matrícula. O interessado deverá pagar o valor de R$ 250,00 referente a entrevista e a matrícula.
9. Certificação dos Participantes
Os participantes com frequência mínima de 80% nas aulas Teóricas, 90% nas atividades práticas e a apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso da Formação Pessoal, assim como a participação obrigatória na Maratona Psicomotora, receberão a certificação ao final do curso.
Nosso Curso de Formação Pessoal em Psicomotricidade é credenciado pela Associação Brasileira de Psicomotricidade.
10. Temas e Pressupostos Teóricos a serem trabalhados
-
- Apresentação do Curso de Formação Pessoal em Psicomotriciadade da AP;
- Introdução à Psicomotricidade;
- Epistemologia da Psicomotricidade;
- Vivências Psicomotoras da Formação Pessoal;
- Bases Neuroanátomofisiológicas do ser humano;
- Relações entre a Filosofia e a Psicomotricidade na história da humanidade;
- Contribuições da Psicanálise à Psicomotricidade;
- Bases Teóricas de Spinoza;
- A Prática Psicomotora;
- As Estruturas Psicomotoras;
- Desenvolvimento Psicomotor;
- Bases Psicopatológicas;
- A constituição do sujeito e sua estruturação;
- Observação e Avaliação Psicomotora;
- Bases teóricas de Levin;
- A Educação Psicomotora;
- Bases teóricas de Vygotsky;
- A Clínica Psicomotora;
- Gerontopsicomotricidade;
- Ergopsicomotricidade;
- Supervisão em Psicomotricidade;
- Orientação do TCC
- Certificação do Curso de Formação.
11. Proposta de Calendário das Aulas Iniciando em 2023
MÊS | Aulas Presenciais (Práticas Corporais) Um Sábado ao mês, das 9h às 17h | Aulas on-line (Zoom) um sábado ao mês, das 9h às 17h |
Março | 11/03 | 25/03 |
Abril | 15/04 | 22/04 |
Maio | 27/05 | 13/05 |
Junho | 03/06 | 10/06 |
Julho | 01/07 | 08/07 |
Agosto | 05/08 | 19/08 |
Setembro | 23/09 | 16/09 |
Outubro | 28/10 | 07/10 |
Novembro | 25/11 | 18/11 |
Dezembro | 02/12 | 16/12 |
Janeiro 2024 | Finalização do TCC | —————- |
Fevereiro 2024 | 03 e 04/02/24 – Maratona Psicomotora |
12 .Local do Curso
Espaço Crescer
Rua Gago Coutinho, 66 loja F – Laranjeiras. Rio de Janeiro
(Perto do metrô do Largo do Machado)
13. Investimento
12 parcelas de R$ 422,00 (mensais).
Obs: Haverá descontos de 10% para Sócios da ABP, Ex-alunos da Pós-graduação em Educação Psicomotora do Colégio Pedro II, trazer 3 alunos para o curso, e Ex-alunos de Educação Psicomotora da Curumim.
Podemos estudar descontos especiais para escolas e empresas.[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”Text” _builder_version=”4.18.0″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” global_colors_info=”{}” theme_builder_area=”post_content”]
14. Instituições parceiras da ATOS Psicomotricidade
Rua Adolfo Bergamini 313
Engenho de Dentro
Rio de Janeiro – RJ, 20730-000
[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”Text” _builder_version=”4.18.0″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” global_colors_info=”{}” theme_builder_area=”post_content”]
Rua Coronel Tedim, 336 – Pechincha
Rio de Janeiro – RJ, 22740-240
[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”Text” _builder_version=”4.18.0″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” global_colors_info=”{}” theme_builder_area=”post_content”]
Rua Gago Coutinho, 66 loja F –
Laranjeiras. Rio de Janeiro[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row _builder_version=”4.18.0″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}” theme_builder_area=”post_content”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.18.0″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}” theme_builder_area=”post_content”][et_pb_button button_url=”https://atospsicomotricidade.com.br/inscricoes/” button_text=”Inscreva-se” button_alignment=”center” _builder_version=”4.18.0″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}” theme_builder_area=”post_content”][/et_pb_button][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]