Apresentação

A “ATOS PSICOMOTRICIDADE” nos remete ao ATO, cuja responsabilidade vai além da ação. Segundo Bakhtin (2020), o ato diz respeito à ação ética e estética do ser humano no mundo; sendo todo ato igualmente responsável e responsivo. O ser humano do ato é singular e plural ao mesmo tempo, porque é um ser que existe a partir da existência do outro e que está em diálogo com o outro o tempo inteiro. Na definição de ato responsável e responsivo encontram-se muitos conceitos importantes à Psicomotricidade, como, por exemplo, a intercorporeidade.
Esse “ATO” é maior, pois significa pensar para além do ser humano singular e sim numa perspectiva de alteridade na relação EU-OUTRO, num compromisso consigo mesmo e com o outro, compromisso este com a vida, com a natureza.
Bakhtin nos diz que não existe álibi e que nós respondemos com nossa própria vida, e este é o ato responsável e responsivo, porque é sempre em resposta, considerando as diferenças, e a relação é sempre o centro, o centro de valor em pensar-agir no mundo.
Também nos voltamos para a biofilia, ao amor à vida, à existência, à unidade do ser, com o objetivo de fazer com que o Formando adquira o conhecimento sobre a unicidade singular e a pluralidade do sujeito e a imprima em si e em seu paciente ou educando.
Todas essas providências num dialogismo, como arte do dialogar dos corpos em relação. Consideramos ser uma ligação do homem com seus atos no mundo, uma ampliação da comunicação com o corpo, em sua condição e presença no universo, com ludicidade e expressão corpórea.

Precisamos ampliar cada vez mais os conhecimentos da Psicomotricidade nos meios acadêmicos, científicos e sociais no Brasil, corroborando com o processo de regulamentação da profissão e fortalecendo esta área em nosso território, garantindo um futuro a esta profissão que possa atender as demandas psicomotoras existentes na Educação, na Saúde e à Atenção Primária

Devemos difundir a Psicomotricidade, principalmente por ser uma área que contribui significativamente para a capacitação e atuação profissional de maior qualidade em diversas áreas, não apenas na Educação e na Saúde.

Os esforços de todos, nesse momento, são de suma importância para os objetivos da ABP, mas principalmente para a Psicomotricidade e todas as pessoas que são beneficiadas pela área.

“A (ABP) é uma entidade de caráter científico-cultural, sem fins lucrativos e foi fundada com o objetivo de agregar os profissionais que vinham se formando e trabalhando na área. Atualmente, busca a regulamentação da profissão através de projetos de lei” (https://psicomotricidade.com.br/51-assembleia-geral-extraordinaria/ – acessado em 10/10/2022)

A ATOS oferece cursos de Formação em Psicomotricidade, vários outros cursos nas áreas de Educação e Saúde, Grupos de Estudos em assuntos acadêmico-científicos, Consultorias/Assessorias Individuais e às empresas, Capacitação nas áreas de Educação e Saúde, Supervisão individual, em grupos e às empresas, atendimentos terapêuticos e ainda eventos na área da Psicomotricidade.

EQUIPE DA ATOS

Ricardo C. S. Alves

Diretor e Formador

Bruna Alves Rangel

Coordenadora

Psicomotricista Titular da ABP

Thiago Fortuna Simão

Coordenador

Formação em Psicomotricidade

Déborah Caldeira

Grupo de Apoio

Especialista em Educação Psicomotora

Monica Pontes

Grupo de Apoio

Psicomotricista Titular da ABP

Marister Peixoto

Grupo de Apoio

Formação em Psicomotricidade

Olga Cerqueira

Grupo de Apoio

Formação em Psicomotricidade

Juliana Pereira

Grupo de Apoio

Especialista em Educação Psicomotora

Andressa Albuquerque

Financeiro

Formada em Contabilidade

Sofía Inés Puchulu

Grupo de Apoio
Graduada como Professora de Expressão Corporal-Dança (Argentina)

Acompanhante Terapêutico

Ana Caroline Campos

Secretária

Formada em Letras; Especialização em produção audiovisual;
Cinco anos de experiência na área de Educação e Ensino;
Tutora de Língua Portuguesa em plataforma de estudos online, atuando na orientação dos alunos em relação aos conteúdos e na elaboração de roteiros de vídeo e infográfico para fins didáticos. Atua na gestão de projetos audiovisuais voltados à Educação, organizando cronogramas e logística de equipe em estúdio.